Drive

Fidelidade

De olhos postos
na estrada

COMPETÊNCIAS

  • GESTÃO
  • ESTRATÉGIA
  • UX/UI

ANO

  • 2020

Desafio

Antecipar a segurança

Para a Fidelidade, o bem-estar dos portugueses é uma prioridade que vai além das soluções de cobertura para os riscos diários. Sempre um passo à frente, e mantendo o seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida de cada um, a seguradora procura sempre oferecer apoio aos condutores, promovendo uma sensação de segurança e proteção durante as deslocações e sem interferir nas suas rotinas.

O contexto é simples: Portugal é um dos países com o maior número de veículos por habitante no mundo e, simultaneamente, regista um aumento contínuo de acidentes rodoviários – mais de 26,5 mil em 2020, e acima de 32,5 mil em 2021 e 2022.

Dada a realidade, o desafio consistia em integrar soluções que oferecessem segurança e controlo durante as viagens de automóvel, promovendo a confiança dos clientes na Fidelidade.

Resposta

A APP QUE FALTAVA

O ponto de partida passou por definir, em conjunto com a Fidelidade e a Boston Consulting, uma boa estratégia digital que conseguisse melhorar a condução dos portugueses, através de uma presença mais defensiva nas estradas e maior controlo sobre todos os aspetos do automóvel – desde o controlo dos gastos, aos relatórios de utilização, passando pelos postos de combustível mais baratos: no fundo, mais uma vez, melhorar a qualidade de vida dos condutores.

Apostámos, então, numa estratégia de UX em torno da gamificação das principais features da app e de acordo com os objetivos a que nos propusemos, sempre com um look and feel que criasse a melhor experiência possível.

E assim nasceu, em 2020, a App Fidelidade Drive

A experiência

Criada de raiz, aliando o conhecimento automóvel da seguradora à informação, funcionalidades e benefícios em real-time, a Fidelidade Drive veio desafiar os utilizadores em todas as suas deslocações a terem uma condução defensiva, ou seja, com menos acelerações e travagens bruscas, com curvas mais suaves e limites de velocidade cumpridos, por exemplo.

Como em qualquer sistema de gamificação, em troca, os utilizadores que cumpram os desafios com sucesso ganham pontos que podem ser revertidos em prémios, sejam vouchers para descontos em parceiros Fidelidade Drive ou descontos nos prémios de seguro Auto na Fidelidade.

Mas não ficámos
por aqui!

Mantendo a parceria de co-criação com a Fidelidade, temos vindo não só a comunicar a App Fidelidade Drive nas redes sociais como a dotá-la de funcionalidades cada vez mais relevantes como, por exemplo, a integração de informação referente à pegada carbónica, ou impacto da condução de veículos elétricos face aos de combustão, assim como dicas de poupança.

RESULTADOS

A App Fidelidade Drive tem sido um sucesso junto dos condutores portugueses tendo, em 2023, atingido a marca dos 100.000 utilizadores registando mais de 10 milhões de viagens.

A adesão e utilização da App para as deslocações de carro tem sido de tal forma elevada que, no ano de 2022, foram entregues mais de 300.000€ em vouchers.

  • + 110 K
    UTILIZADORES
  • + 13 M
    viagens registadas
  • + 2,8 M
    desafios concluídos
  • + 500 K
    EUROS EM vouchers

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