NO LABELS

MUSA

Um brinde
ao fim dos rótulos.

COMPETÊNCIAS

  • GESTÃO
  • ESTRATÉGIA
  • UX/UI
  • CRIATIVIDADE
  • SOCIAL MEDIA

ANO

  • 2019
DESAFIO

Contrariar estereótipos e preconceitos

Todos os anos, o festival internacional Queer Lisboa dá a conhecer a arte cinematográfica LGBTQIA+. É um festival aberto a todas as pessoas, de todas as idades, sem barreiras ou entraves. Ainda assim, e mesmo sabendo de todos os avanços culturais no que toca à identidade de género e orientação sexual, a comunidade gay, lésbica e transgénero continua a ser alvo de discriminação e até de crimes de agressão no nosso país.

Não ficámos alheios a isso e, para apoiar a causa e o mais antigo festival da capital, fomos desafiados pela Musa, a cervejaria artesanal, a contrariar a mentalidade antiquada e estereotipada que persiste na sociedade, mas de forma criativa, impactante e inovadora.

Era o desafio perfeito… só faltava saber como!

RESPOSTA

a primeira garrafa de cerveja feita para perder o rótulo

Pensamento criativo a postos, mãos à obra e, com a Musa, criámos a primeira garrafa de cerveja que é feita, propositadamente, para perder o rótulo. Sim… leram bem, sem RÓTULOS!

Por outras palavras, e explicando melhor, criaram-se garrafas de vidro que, ao invés do tradicional papel colado ou impressão fixa, tinham uma label que desaparecia ao toque dos dedos, ou seja, o calor das nossas mãos fazia com que o que quer que estivesse escrito na garrafa desaparecesse..

Palavras propositadamente impressas nas garrafas, representativas de chavões e ofensas, eram apagadas pelo calor humano, anulando a discriminação com um gesto simbólico. O resultado? Uma conversa, entre cervejas, sobre a igualdade.

Sem labels em todo o lado

O lançamento desta iniciativa contou com uma estratégia multicanal online (microsite, redes sociais) e offline (imprensa, outdoor, pr, eventos e ativações), sendo que a “cerveja sem rótulos” foi a cerveja oficial do Festival Queer.

Garrafas prontas, campanha a postos

Com a cerveja pronta e engarrafada, surgiu a campanha. Os cartazes encheram as paredes do festival, assim como bares e paredes da cidade.

Da garrafa ao site

Na Internet, abrimos espaço para o envolvimento do público. No website as pessoas podiam participar na campanha, experienciando o conceito criado de forma personalizada e ajustado ao contexto.

A conversa que se prolongou

Nas redes sociais, lançámos um vídeo para gerar conversa. Impactante, sem margem para segundas interpretações, disseminou-se de forma imediata pelos principais canais, num movimento que juntou vários defensores da causa LGBTQ+. Vê o video-case e percebe porquê!

Resultados

Para além do impacto que a cerveja causou no público do Festival, o vídeo de divulgação da parceria foi o mais visto, comentado e partilhado do Facebook do Queer Lisboa, com um número 10x maior do que o segundo vídeo mais visto e 5x maior do que todos os vídeos da página juntos.

A campanha foi ainda mencionada na imprensa online, em órgãos de comunicação como o Público, Imagens de Marca, Briefing, Smack, e outras publicações especializadas.

  • # 1
    O VÍDEO DE DIVULGAÇÃO DA PARCERIA FOI O MAIS VISTO, COMENTADO E PARTILHADO DO FACEBOOK DO QUEER LISBOA
  • 10 X
    MAIS VISUALIZAÇÕES QUE O SEGUNDO VÍDEO MAIS VISTO NO FACEBOOK E YOUTUBE
  • 5 X
    MAIS VISUALIZAÇÕES DO QUE TODOS OS VÍDEOS DA PÁGINA DE FACEBOOK JUNTOS
  • Top
    EARNED MEDIA SIGNIFICATIVO COM MENÇÕES ESPONTÂNEAS  EM VÁRIAS PUBLICAÇÕES DE IMPRENSA
Premios

NO LABELS

  • MELHOR AGÊNCIA
    FESTIVAL CCP
    COMON
INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO
  • MELHOR ANUNCIANTE
    FESTIVAL CCP
    MUSA
INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO
  • OURO
    FESTIVAL CCP
    CRAFT E DIREÇÃO DE ARTE MUSA
  • X3 PRATAS
    FESTIVAL CCP
    iMPRENSA E OUTDOOR
  • PRATA
    FESTIVAL CCP
    PROJETO INTEGRADO
  • BRONZE
    FESTIVAL CCP
    EXPERIÊNCIAS DE MARCA  E EVENTOS
  • BRONZE
    ADCE AWARDS
    INTEGRATION & INNOVATION
  • BRONZE
    ADCE AWARDS
    GRAPHIC DESIGN

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