Campanhas de Aniversário

MAKRO

Amigos, amigos,
negócio a meias

COMPETÊNCIAS

  • GESTÃO
  • ESTRATÉGIA
  • CRIATIVIDADE
  • PERFORMANCE

ANO

  • 2022
  • 2023
DESAFIO

Um desafio “makro”!

Desde 2017 que a comunicação da Makro era focada em “ofertas do dia” sem reforçar sua proposta de valor, fato confirmado em 2021 quando apenas 9% dos clientes entrevistados achavam a campanha do ano importante. Além disso, era impossível replicar a receita do passado com tantos pratos por equilibrar ao mesmo tempo: pós pandemia, Guerra da Ucrânia, inflação, concorrência agressiva, baixa fidelização…

Nesse sentido, a partir de 2022, o desafio era não só desenvolver a estratégia a longo prazo conjugada com o único momento de comunicação institucional do ano (o aniversário), como também tangibilizar o papel da marca como o melhor parceiro, que era visto como um mote de campanha e não como um diferencial competitivo.

RESPOSTA

Os melhores parceiros celebram juntos!

A nossa solução e receita para o sucesso Makro e dos seus clientes contrariava um dos maiores clichés quando o assunto são negócios: amigos, amigos, negócios à parte. Acreditávamos que esta máxima não representava a realidade e o propósito da marca centrado na parceria.

Por isso, começámos com o pé direito no aniversário de 2022, onde humanizámos a parceria dando protagonismo às caras que fazem, de norte a sul, o sucesso da Makro: os colaboradores e parceiros. Além disso, desenvolvemos um conceito de comunicação umbrella, cuja declinação para o aniversário foi “Os melhores parceiros celebram juntos”, que premiava ainda todos os dias 1 cliente por loja com 400 euros.

Holofotes
nos clientes

Com o sucesso da campanha de 2022, expectativas foram criadas e a nossa solução foi desafiar a Makro a ir além destas.

Um plot twist que ninguém imaginava: dar espaço publicitário aos reais clientes de ponta a ponta do país, de TV e rádio a outdoor. Com um pequeno pormenor… Filmar nos seus restaurantes 100% a funcionar com quem nunca esteve em cena. A partir dos pilares estratégicos criados em 2022, conseguimos evoluir e tangibilizar o posicionamento. Afinal o sucesso dos parceiros é o negócio da Makro.

RESULTADOS

A transformação positiva que esta parceria entre Makro e COMON gerou é inequívoca

Com números ímpares, a campanha conseguiu elevar os resultados da Makro em várias frentes, com um crescimento acentuado tanto nas vendas como no número de clientes em loja e seguidores nas principais redes sociais.

  • + 7 %
    quota de mercado
  • + 53 %
    vendas em marca própria
  • + 35 %
    vendas (equivalente a 153 milhões de euros)
  • + 11 %
    crescimento em novos clientes
  • + 169 %
    novos seguidores em Linkedin
  • + 242 %
    novos seguidores em Facebook

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