6:am club
YOPRO DANONE
No pain no gain:
de underdog a líder de categoria em iogurtes proteicos.
COMPETÊNCIAS
- GESTÃO
- ESTRATÉGIA
- UX/UI
- CREATIVE TECH
- SOCIAL MEDIA
ANO
- 2021
6:am club
YOPRO DANONE
No pain no gain:
de underdog a líder de categoria em iogurtes proteicos.
COMPETÊNCIAS
- GESTÃO
- ESTRATÉGIA
- UX/UI
- CREATIVE TECH
- SOCIAL MEDIA
ANO
- 2021
Treinar vs. Pandemia = Desafio para superar
No início de 2020, a YoPRO preparava-se para conquistar a liderança com um fortíssimo investimento no envolvimento com a comunidade. O plano de ativação outdoor já estava preparado para ganhar mais relevância, engagement e conquistar a liderança mas, sem ninguém prever, surgiu o obstáculo para o qual ninguém estava preparado no início desta década: a pandemia. Com o medo e o perigo que ninguém conhecia na época a dominar o quotidiano de todos nós, levantaram-se inúmeras questões e desafios que tínhamos de contornar.
A primeira questão era óbvia: qual o impacto da covid-19 no negócio da marca, conhecida por promover a atividade física, inclusivamente outdoor, assim como o consumo de produtos especialmente orientados para o pós-treino? A segunda pergunta prendia-se com todo um plano de ativação da marca, já estruturado, o 5AM GAME, que era especificamente orientado para desporto coletivo e outdoor. Perfeito, não? O desafio tornou-se claro: com os ginásios fechados e confinados entre quatro paredes, quem iria consumir iogurtes de proteína pós-treino? Adicionalmente, este desafio em concreto tinha que convencer diferentes targets a levantarem-se às 5h da manhã para treinar.
Arregaçamos as mangas e fomos
aos treinos.
Confinados às nossas casas, o primeiro passo foi dar folga ao despertador e adaptar a ideia inicial que começava às 5h da manhã para 6AM. Ainda assim, sem grandes certezas do que poderíamos alcançar. Afinal, e sendo realistas, naquela altura e pensando bem em tudo, quem era a pessoa que fechada em casa, sem pressa para o que fosse, iria sair da cama a uma hora daquelas para treinar…? Tudo parecia uma loucura, portanto mais valia arriscar. E foi o que fizemos!
O PONTO DE PARTIDA
Sabem aquela máxima de “se não os vences, junta-te a eles”?, foi o que fizemos. Se o confinamento não ia acabar tão cedo, então fizemos dele o nosso aliado neste desafio.
Tudo aquilo que era tendência nas nossas redes, com a partilha de treinos outdoor, passou a ser indoor. Adeus, tricep dips em bancos de jardim…olá, agachamentos e burpees na sala de estar e Hall de entrada.
E foi assim, naquele “novo normal”, que criámos uma experiência social imersiva única: o 6AM CLUB, uma ativação interativa e integrada que apelava a dinâmicas de competição online e offline.
O PONTO DE PARTIDA
Sabem aquela máxima de “se não os vences, junta-te a eles”?, foi o que fizemos. Se o confinamento não ia acabar tão cedo, então fizemos dele o nosso aliado neste desafio.
Tudo aquilo que era tendência nas nossas redes, com a partilha de treinos outdoor, passou a ser indoor. Adeus, tricep dips em bancos de jardim…olá, agachamentos e burpees na sala de estar e Hall de entrada.
E foi assim, naquele “novo normal”, que criámos uma experiência social imersiva única: o 6AM CLUB, uma ativação interativa e integrada que apelava a dinâmicas de competição online e offline.
Uma experiência física e social
imersiva que motivou o exercício físico
às 6h da manhã
Como um bom desafio nunca vem só, tivemos de vencer o segundo obstáculo: o despertador. Será que alguém iria sequer usar despertador naquela altura do campeonato? Nem nós sabíamos, mas voltámos a arriscar.
Aliámo-nos a três personalidades conhecidas do mundo do desporto para serem, cada um, capitães de três teams. Durante um mês, estes treinadores tinham de aumentar as suas equipas, motivando-as de forma a convencer cada vez mais pessoas a levantarem-se às 6 da manhã para treinar, competindo três vezes por semana. O empenho dos atletas traduzia-se em pontos e a equipa que totalizasse um resultado final mais elevado ganharia um ambicionado Cinturão de Campeão.
Uma identidade modular APOIADA POR UM sistema visual multiplataforma
A acompanhar toda esta experiência, foi criada uma identidade modular e dinâmica multiplataforma, ou seja, capaz de responder em qualquer contexto ou touchpoint. Criámos ainda uma identidade visual única e capaz de integrar todas as fases da competição.
APP: A arena onde decorrERAMam os treinos e competições
Mas se ainda se perguntam como é que tudo isto foi feito, nós damo-vos a resposta: criámos uma APP onde toda a ação se desenrolava. Era aqui que os treinos aconteciam e, para estarem presentes, os jogadores tinham de fazer o download da aplicação, efetuar um registo e escolher a equipa à qual queriam pertencer. A partir daqui, comprometiam-se a ser acordados pelo líder às 6 da manhã, de modo a acederem ao treino do dia. Para que a experiência fosse ainda mais incrível, foram criados alarmes personalizados com as vozes de cada capitão de equipa para um início de dia ainda mais…. motivador!
No final, todos podiam aceder às tabelas de classificação em tempo real, o que tornava a competição ainda mais acesa, mas saudável!
Instagram: a voz que não permitiu desistências
Toda esta experiência esteve integrada de forma uniforme mas, se tivéssemos de destacar a voz da ação, possivelmente, diríamos que essa vinha do Instagram, o local onde se comentava o que acontecia na APP.
Era aqui que os chefes de equipa se desafiavam, onde expunham todas as conquistas e derrotas e, principalmente, onde davam voz aos participantes, permitindo-lhes a interação com todo o universo da competição. Opiniões, frustrações ou desabafos, tudo era permitido numa rede onde o que se quis era estabelecer um sentimento de envolvimento entre equipas e audiência. Como “bónus”, servia de catalisador para incentivar todos os participantes a superarem-se e a continuarem no desafio.
CREATIVE TECH:
Uma experiência aumentada pela tecnologia
Como uma boa experiência merece ser intensificada, criámos novas dinâmicas de interesse com o intuito de captar e envolver novos concorrentes. Para isso, criámos máscaras de realidade aumentada para cada uma das equipas. Sob a premissa “wake up your alter ego”, oferecemos aos concorrentes a oportunidade de se transformarem na personalidade animal que simbolizava a sua equipa.
Ao olhar para os resultados desta campanha, ficou claro o lugar que a DANONE passou a ocupar no pódio da competição da categoria: a liderança!
E a transformação que promovemos foi muito além do esperado, tanto nos resultados de negócio, como nos de comunicação:
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555 %CRESCIMENTO DE VOLUME DE VENDAS
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31 %AUMENTO DE MARKET SHARE
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38 %AUMENTO DE INTENÇÃO DE COMPRA
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28 %AUMENTO DE 21% PARA 28% EM RECORDAÇÃO DE MARCA
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+ 1 MPOTENCIAIS MEMBROS DO 6:AM CLUB CRIADO
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554 %DOWNLOADS DA APP
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+ 267 %LINKS CLICADOS
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+ 60 %RETORNO NO INVESTIMENTO DA CAMPANHA
OUTROS CASES