PETS

FIDELIDADE

Como ajudar a rejuvenescer uma marca de seguros com mais de 200 anos de história?

COMPETÊNCIAS

  • GESTÃO
  • ESTRATÉGIA
  • UX/UI
  • SOCIAL MEDIA

ANO

  • DESDE
  • 2017
DESAFIO

Antiguidade nunca
é um posto

Mais de dois séculos de história jamais serviram de impedimento para a Fidelidade evoluir. Ainda assim, e de forma realista, tinham noção que, tal como noutros mercados, era importante reinventarem-se para chegar aos mais jovens, um target nevrálgico para assegurar a longevidade da empresa.

Adicionalmente, sabiam que os hábitos e comportamentos de consumo estavam a mudar, contrariando os conceitos e modelos de negócio tradicionais das seguradoras, principalmente com a consciência da emancipação de uma ameaça real e altamente atrativa para as camadas mais jovens: as insuretechs.

Com um funcionamento digital e personalizado, estas empresas já movimentavam investimentos mundiais na ordem dos 10,1 milhões de euros e tornaram o desafio claro: como aumentar o volume de negócio de uma empresa com uma história tão longa e sólida, de forma inovadora, disruptiva e capaz de captar a atenção (e carteira) destes clientes mais jovens e digitalmente mais exigentes?

RESPOSTA

Um seguro inovador
para cuidar dos
felpudos lá de casa.

Responder a este desafio teve, como ponto de partida, conhecer verdadeiramente as pessoas que queríamos impactar, criando um produto contextualmente relevante para as famílias portuguesas.

Estávamos em 2019 e os dados da altura mostravam-nos algo que se mantém: filhos, só mais tarde! A instabilidade financeira e a precariedade laboral, adiavam o desejo de alargar família e a opção passava por outro tipo de “filhos”: os animais de estimação. Parece estranho, mas a verdade é que o lado emocional dos jovens portugueses estava a ser preenchido com companheiros de quatro patas. Só em 2020, registou-se um crescimento de 78% na adopção de gatos e de 15% na adoção de cães. Culpa da pandemia? Também… mas a resposta pareceu-nos lógica e ainda bem, porque a verdade é que a tendência não tem abrandado.

Somos um país pet-friendly e com cerca de 2,6 milhões de animais registados, o que nos abriu uma janela de oportunidades para apostar num produto pioneiro: o Fidelidade Pets, um seguro orientado exclusivamente para os animais de companhia.

Estava na hora de traçar a estratégia e o caminho a seguir.

Uma experiência omnicanal integrada
para atrair os mais jovens.

Costuma-se dizer que duas cabeças pensam melhor que uma. Neste caso, a co-criação resulta sempre ainda melhor e, quando juntamos o expertise da marca ao conhecimento multidisciplinar da COMON, o resultado só podia ser incrível.

Juntos, criámos uma experiência omnicanal, 100% digital, com uma linguagem o mais afastada possível do temido “segurês”, na qual os consumidores podiam simular e adquirir um seguro de saúde para os seus pets. Todo o processo de simulação foi pensado para que a jornada do consumidor fosse assente nas melhores práticas de desenvolvimento digital mas com uma componente altamente emocional, que tratasse os animais de estimação como membros da família que, afinal, é exatamente aquilo que são.

No final, da fase de awareness à consideração e conversão, toda a comunicação e experiência foram optimizadas para chegar aos novos clientes.
E chegámos!

Uma Customer
Journey com
estratégia e
criatividade de A a Z

O Site MyPets foi uma das estrelas de todo o processo, ao fornecer informações detalhadas sobre os seguros enquanto direcionava o tráfego qualificado para o site da Fidelidade. Isto facilitou não só a contratação de seguros como ainda potenciou a oferta de conteúdos relacionados com o bem-estar animal, assim como informações sobre parceiros e prestadores de serviços relacionados com animais de companhia.

Uma experiência
de simulação de
seguros inovadora.

Já mencionámos que toda a experiência foi altamente emocional para os donos? Sim… mas ainda não explicámos ao detalhe como o fizemos!

Se quando pensamos em seguros para a família temos todos os detalhes em conta, porque é que para os animais de estimação haveríamos de pensar de forma diferente? Criámos, então, uma experiência focada a 100% nos companheiros lá de casa e incluímos no processo de simulação dados como o nome, a idade ou o tipo de animal de estimação, entre outros.

O objetivo foi personalizar o mais possível todo o processo, desde a simulação à subscrição. E conseguimos! Mas e depois?

Construímos uma comunidade

Tudo o que é bom é para ser partilhado. Qual o melhor sítio para contar ao mundo as novidades? Os canais de social media, claro! Foi aqui, nas plataformas onde milhares de pessoas se juntam, que potenciámos o MyPets. A comunicação always on nas redes sociais Fidelidade permitiu-nos chegar mais longe, tocando no coração da comunidade. A parceria com influencers apaixonados pelos seus animais de estimação levou-nos ainda mais longe, o que nos permitiu conversar com audiências qualificadas.

A cereja no topo do bolo foram todas as ações de responsabilidade social criadas, responsáveis
por impactar realmente a vida de tantos animais…
e pessoas!

RESULTADOS

Toda a estratégia foi gerando resultados ao longo do tempo e, felizmente, chegámos a um dos pontos que queríamos: o target mais jovem. De 2021 para 2022, aumentámos a perceção de afinidade com a marca em cerca de 3 pontos percentuais, algo como 19% da comunidade, e aumentámos em 236% a interação com os conteúdos Pets no Facebook, principalmente no que se refere a comentários. Isto é particularmente relevante quando sabemos que esta não é a rede preferencial dos mais jovens. No Instagram, essa sim a rede de eleição, os valores também não desiludiram e subimos em 23% o volume de engagement da comunidade com os conteúdos.

Mas porque aqui também se fala de negócio, a verdade é que, com esta estratégia, o número de pesquisas feitas pelo nosso target qualificado aumentou em cerca de 200% e, no que toca a simulações concluídas o aumento foi de 220%. “Então mas e contratos?”, perguntam vocês…. Pois bem, esta nova abordagem Pets levou-nos a conseguir um aumento de cerca de 350% na taxa de contratação concluída, ou novas apólices se lhe quiserem assim chamar.

  • 200 %
    Aumento de pesquisas sobre o produto
  • 220 %
    Aumento de simulações concluídas
  • 350 %
    Aumento na taxa de contrações concluídas (novas apólices) 
  • + 236 %
    AUMENTO NA INTERAÇÃO COM CONTEÚDOS PETS NO FACEBOOK
  • + 23 %
    AUMENTO NA INTERAÇÃO COM CONTEÚDOS PETS NO INSTAGRAM
  • + 3 %
    perceção de afinidade com a marca
Prémios

FIDELIDADE PETS

  • OURO
    PRÉMIOS EFICÁCIA
    Serviços financeiros e seguros
  • OURO
    PRÉMIOS EFICÁCIA
    Ativação e Patrocínios
  • OURO
    PRÉMIOS EFICÁCIA
    Commerce e Shopper
  • OURO
    Qorus-Accenture Innovation in Insurance
    Connected Ecosystems & Marketplaces
  • OURO
    PRÉMIOS APPM
    E-COMMERCE

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