NO LABELS
MUSA
Um brinde
ao fim dos rótulos.
COMPETÊNCIAS
- GESTÃO
- ESTRATÉGIA
- UX/UI
- CRIATIVIDADE
- SOCIAL MEDIA
ANO
- 2019
NO LABELS
MUSA
Um brinde
ao fim dos rótulos.
COMPETÊNCIAS
- GESTÃO
- ESTRATÉGIA
- UX/UI
- CRIATIVIDADE
- SOCIAL MEDIA
ANO
- 2019
Contrariar estereótipos e preconceitos
Todos os anos, o festival internacional Queer Lisboa dá a conhecer a arte cinematográfica LGBTQIA+. É um festival aberto a todas as pessoas, de todas as idades, sem barreiras ou entraves. Ainda assim, e mesmo sabendo de todos os avanços culturais no que toca à identidade de género e orientação sexual, a comunidade gay, lésbica e transgénero continua a ser alvo de discriminação e até de crimes de agressão no nosso país.
Não ficámos alheios a isso e, para apoiar a causa e o mais antigo festival da capital, fomos desafiados pela Musa, a cervejaria artesanal, a contrariar a mentalidade antiquada e estereotipada que persiste na sociedade, mas de forma criativa, impactante e inovadora.
Era o desafio perfeito… só faltava saber como!
a primeira garrafa de cerveja feita para perder o rótulo
Pensamento criativo a postos, mãos à obra e, com a Musa, criámos a primeira garrafa de cerveja que é feita, propositadamente, para perder o rótulo. Sim… leram bem, sem RÓTULOS!
Por outras palavras, e explicando melhor, criaram-se garrafas de vidro que, ao invés do tradicional papel colado ou impressão fixa, tinham uma label que desaparecia ao toque dos dedos, ou seja, o calor das nossas mãos fazia com que o que quer que estivesse escrito na garrafa desaparecesse..
Palavras propositadamente impressas nas garrafas, representativas de chavões e ofensas, eram apagadas pelo calor humano, anulando a discriminação com um gesto simbólico. O resultado? Uma conversa, entre cervejas, sobre a igualdade.
Sem labels em todo o lado
O lançamento desta iniciativa contou com uma estratégia multicanal online (microsite, redes sociais) e offline (imprensa, outdoor, pr, eventos e ativações), sendo que a “cerveja sem rótulos” foi a cerveja oficial do Festival Queer.
Sem labels em todo o lado
O lançamento desta iniciativa contou com uma estratégia multicanal online (microsite, redes sociais) e offline (imprensa, outdoor, pr, eventos e ativações), sendo que a “cerveja sem rótulos” foi a cerveja oficial do Festival Queer.
Garrafas prontas, campanha a postos
Com a cerveja pronta e engarrafada, surgiu a campanha. Os cartazes encheram as paredes do festival, assim como bares e paredes da cidade.
Da garrafa ao site
Na Internet, abrimos espaço para o envolvimento do público. No website as pessoas podiam participar na campanha, experienciando o conceito criado de forma personalizada e ajustado ao contexto.
A conversa que se prolongou
Nas redes sociais, lançámos um vídeo para gerar conversa. Impactante, sem margem para segundas interpretações, disseminou-se de forma imediata pelos principais canais, num movimento que juntou vários defensores da causa LGBTQ+. Vê o video-case e percebe porquê!
Para além do impacto que a cerveja causou no público do Festival, o vídeo de divulgação da parceria foi o mais visto, comentado e partilhado do Facebook do Queer Lisboa, com um número 10x maior do que o segundo vídeo mais visto e 5x maior do que todos os vídeos da página juntos.
A campanha foi ainda mencionada na imprensa online, em órgãos de comunicação como o Público, Imagens de Marca, Briefing, Smack, e outras publicações especializadas.
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# 1O VÍDEO DE DIVULGAÇÃO DA PARCERIA FOI O MAIS VISTO, COMENTADO E PARTILHADO DO FACEBOOK DO QUEER LISBOA
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10 XMAIS VISUALIZAÇÕES QUE O SEGUNDO VÍDEO MAIS VISTO NO FACEBOOK E YOUTUBE
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5 XMAIS VISUALIZAÇÕES DO QUE TODOS OS VÍDEOS DA PÁGINA DE FACEBOOK JUNTOS
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TopEARNED MEDIA SIGNIFICATIVO COM MENÇÕES ESPONTÂNEAS EM VÁRIAS PUBLICAÇÕES DE IMPRENSA
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