É UMA MENINA
BANCO BPI
Pelo movimento
de igualdade de género
no futebol português.
COMPETÊNCIAS
- GESTÃO
- ESTRATÉGIA
- CRIATIVIDADE
- SOCIAL MEDIA
ANO
- 2023
É UMA MENINA
BANCO BPI
Pelo movimento
de igualdade de género
no futebol português.
COMPETÊNCIAS
- GESTÃO
- ESTRATÉGIA
- CRIATIVIDADE
- SOCIAL MEDIA
ANO
- 2023
TEMOS UM FILME.
E AGORA?
Para materializar o seu posicionamento enquanto banca sustentável, o BPI lançou uma campanha que assinalou a qualificação inédita da Seleção Feminina de Futebol para o campeonato mundial.
Mas o banco não queria fazer uma campanha tradicional, queria criar um movimento social que transcendesse o futebol e se focasse no tema da igualdade no desporto.
ESTRATÉGIA
DE CONTEÚDOS
SOCIAL-FIRST
Num esforço entre parceiros de media e criativos, foi lançada uma campanha integrada (online e offline), em diferentes momentos. Coube à COMON fazer a estratégia de integração, bem como mobilizar todos os portugueses nas redes sociais.
Neste último âmbito, começámos por acompanhar as filmagens in-loco para captar conteúdos social-first de forma a potenciar alcance e envolvimento, que se materializou criativamente em coberturas de eventos, behind the scenes com selecionador e jogadoras, testemunhos da comunidade, conteúdos de co-criação com importantes influenciadores portugueses, filtros de realidade aumentada, entre tantos outros.
O EVENTO ONDE
TUDO COMEÇOU
Pela primeira vez na história do país, as Navegadoras qualificavam-se para o campeonato do mundo de futebol. Reconhecer o apoio a estas mulheres, num território maioritariamente ocupado por homens, era uma forma pró-ativa de trabalhar eixos de igualdade na sociedade portuguesa. Para além de transmitirmos em real-time a convocatória que se realizou no BPI ALL IN ONE, contámos com algumas personalidades para amplificar a campanha e dar corpo ao movimento.
O EVENTO ONDE
TUDO COMEÇOU
Pela primeira vez na história do país, as Navegadoras qualificavam-se para o campeonato do mundo de futebol. Reconhecer o apoio a estas mulheres, num território maioritariamente ocupado por homens, era uma forma pró-ativa de trabalhar eixos de igualdade na sociedade portuguesa. Para além de transmitirmos em real-time a convocatória que se realizou no BPI ALL IN ONE, contámos com algumas personalidades para amplificar a campanha e dar corpo ao movimento.
A desigualdade
na primeira pessoa
O nosso objetivo era fazer desta desigualdade um tema de conversa em social media. Para dar a conhecer estas histórias tão reais presentes na nossa sociedade, desenvolvemos alguns conteúdos behind the scenes, onde contámos com testemunhos de Francisco Neto, Kika Nazareth, Jéssica Silva e Dolores Silva.
Esta iniciativa foi tão bem recebida pela comunidade, que nos levou a adaptar os conteúdos de social media em spots de rádio.
TROUXEMOS A COMUNIDADE PARA DENTRO DE CAMPO
Depois da fase de sensibilização, chegou a altura de chamar a 12ª jogador(a). Começámos por pedir ao Francisco Neto para convocar todos os portugueses de norte a sul, nomeámos a jovem promessa Kika Nazareth como embaixadora BPI, desafiámos os co-criadores Ana Varela e António Raminhos para ativarem as suas comunidades e, por fim, desenvolvemos uma ação social-first onde os portugueses tiveram a oportunidade de ajudar o selecionador a escolher a melhor equipa e mostrar o treinador que há dentro de si.
Terminámos como começámos
Durante o filme ocorreu um momento que mudou a vida da Diana – a protagonista. A jovem jogadora recebeu um troféu que incentivou a seguir e concretizar os seus sonhos.
Para felicitar as Navegadoras pelo seu feito, recorremos à tecnologia de forma criativa e desenvolvemos um filtro AR com esse mesmo troféu, para que a comunidade pudesse atribuir a todas as jogadoras. O filtro foi divulgado nas redes sociais da marca com a ajuda da Diana, onde os resultados não poderiam ter sido melhores.
Em termos de movimento e envolvimento com a campanha, só em apenas um dia, no Instagram, conseguimos não só alcançar 3.8M de impressões, como uma engagement rate de 20,6%, um feito inédito! No que toca ao engagement rate médio (em Facebook, Instagram e Linkedin), o BPI atingiu o dobro do engagement rate médio do setor da banca em Portugal (3,33% vs 1,87%).
Comprovando a eficácia desta estratégia, importa notar também o facto das interações orgânicas terem alcançado mais do triplo das interações pagas em Instagram; o facto de termos alcançado 38 Milhões de impressões, num país composto por 10M de habitantes; e o facto de termos tido um crescimento de audiência na ordem dos 16,3% (IG) no período da campanha.
Tomando todos os canais de comunicação em conjunto, contribuímos também para fazer do BPI o banco #1 líder nos atributos do Futebol Feminino, Igualdade de Oportunidades e Inclusão Social.
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# 1BANCO LÍDER NA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
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38 MDE IMPRESSÕES NUM PAÍS DE 10M
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2 XMAIS ENGAGEMENT QUE TODO O SECTOR
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+ 16,3 %DE AUDIÊNCIA NO PERÍODO DE CAMPANHA
OUTROS CASES