Smart Effect

A campanha que conquistou um lugar de topo no mural dos portugueses.
Desafio

Aumentar awareness do carro Smart, reforçando um atributo chave: o estacionamento fácil. Pretendia-se também gerar leads para test-drive.

Solução

Para a divulgação do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=549mIx8aGd4 foi planeada uma estratégia de meios assente em “opinion makers” e uma grande pressão de media em meios de elevado consumo de vídeo e de potencial de partilha elevado: Facebook e Youtube, tendo em vista a rápida propagação do mesmo.

Execução

Campanha dividida em 2 fases:

Fase 1: 1 semana em que o plano de meios incidiu em aumentar exponencialmente as visualizações do vídeo.

Principais pontos de destaque:

a) o target considerado não foi apenas o do seu cliente-tipo (>30 anos). Foi considerado para este plano uma audiência mais jovem 18+ que têm tendência a partilhar mais nas redes sociais e “espalhar” o vídeo;

b) media paga para dar boost ao video nos 2 canais mais utilizados para consumo de vídeo e partilha:Youtube e Facebook;

c) posts patrocinados com influenciadores e sites de humor para aumentar potencial viral;


Fase 2:
Formatos de media focados na geração de leads e Retargeting para utilizadores que viram o vídeo original.

Resultados

O #smarteffect atingiu as 2.000.000 visualizações em Facebook&Youtube (contabilizando todas as visualizações orgânicas e pagas).

Registaram-se mais de 10.000 partilhas do vídeo e a campanha gerou 17% mais leads que a 2ª melhor campanha da Smart em 2015.

Foi a campanha mais vista no Facebook da marca, com 1.323.081 de views só em Facebook, +1302,8% que a média do canal e +264,6% em relação ao conteúdo mais visto. Aumento exponencial no Facebook, alcançando 14.000 interações totais e orgânicas e chegando a mais de 1.500.000 pessoas. Foi conseguido o dobro do engagement em relação aos maiores posts promovidos da concorrência.

partilhar