Cannes aos olhos do cliente, agência e produtora.

10 de Julho 2017

Cannes aos olhos do cliente, agência e produtora.

3 perspetivas diferentes, o mesmo objetivo: Alcançar excelentes resultados com criatividade e execução extraordinárias.

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Na passada sexta, dia 7, o HOOD recebeu o Cannes Lions Persp3ctives. Uma talk, a três vozes, que pretende retirar conclusões pertinentes e construtivas daquilo que o maior festival da indústria criativa significa na ótica do Cliente, Agência e Produtora.

cannes lions perspectives Lisbon agency

E a grande questão é, entre todos, a mesma: qual é a receita para uma ação com grande impacto? Mesmo destacando aspetos diferentes da experiência de Cannes, a discussão converge nos seguintes pontos chave:

1. Alinhar expectativas;
É fulcral colocar todas as partes envolvidas no mesmo patamar sobre o que está em causa, o que se procura atingir e a sua importância para o futuro da marca. Isto é, garantir que há segurança na resposta quando a pergunta é porque vamos investir?

2. Dirigir esforços no mesmo sentido;
Ou seja, trabalhar numa lógica de parceria. Para conseguir resultados além do expectável é necessário que a construção tenha, à partida, o ‘go the extra mile’ como mindset. E isto não significa zero atrito entre partes, mas sim espaço para discussão em mesa redonda e o compromisso assumido por todos de levar a cabo a mensagem da marca da forma mais empática e clara posssível.

3. Colocar a mensagem como princípio basilar da ideia, sendo prioritária sobre a tecnologia que a transmite.
Apesar de Cannes estar cada vez mais rendida às possibilidades que as novas aplicações tecnológicas podem construir, o facto é que nada é mais forte que o poder influenciador de uma mensagem capaz de conquistar o público.

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Sérgio Carvalho, Head of Marketing na Fidelidade, sublinha que:
“Ir a Cannes é entender como funciona o mundo da publicidade e a esfera das agências. É algo que recomendo vivamente a qualquer um na posição de cliente. Para quem está do lado criativo, ajudem os vossos clientes a conhecer também o workflow da agência e como ambos podem agilizar processos para alcançar o sucesso.”



tico moraes studio nuts comOn agency Lisbon


Tico Moraes, Founder & Partner Studio Nuts, lembra ainda que:
“Em excelentes projetos, mais que resilência e coragem, é preciso paciência. Muitas vezes você tem uma grande ideia, e não é momento dela sair agora.”



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Luís Serra, nosso Chief Strategy Officer, em conjunto com a dupla de Creative Directors Luiz Medeiros e Pedro Ribeiro, focam sobretudo o seguinte:

O júri, acima de tudo, valoriza o impacto da ação tendo em conta o seu contexto. E o exercício feito pelas marcas que se destacaram é exatamente esse esforço de interpretação e reação inteligente, capaz de entregar valor ao público. Um exercício de empatia que permite à marca entender o que nos move, posicionando-se depois como a ponte que nos permite chegar mais perto dessa realização pessoal.

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